O que é gengivite?

O que é gengivite?

O que é gengivite? 

Gengivite – uma inflamação da gengiva – é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa – uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Como sei que tenho gengivite?

Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como posso prevenir a gengivite?

Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.

Você pode prevenir a gengivite da seguinte maneira:

* Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;

* Alimentação correta para garantir nutrição adequada;

* Evitar cigarros e outras formas de tabaco;

* Ir ao dentista regularmente.

São três os estágios da doença periodontal:

Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.

Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.

Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.

Principais Sintomas:

* Gengiva vermelha, intumescida ou inchada, ou flácida.

* Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.

* Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.

* Gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.

* Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.

* Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.

* Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.

Entre em contato:

 

www.assistdente.com.br

Rua Américo Brasiliense 1.776
Cep: 14015-050 – Rib. Preto-SP.
(16) 3636-3064 | 99245-7856

 

 

Bibliografia:

COLGATE. O QUE É GENGIVITE? SINAIS E SINTOMAS. <  http://www.colgate.com.br/pt/br/oc/oral-health/conditions/gum-disease/article/what-is-gingivitis-signs-and-symptoms > Acesso em 25 de outubro de 2016.

Salvar Salvar